Prof. Dr. Michel Maffesoli é convidado para falar sobre as novas dinâmicas sociais em Seminário Internacional na Palas Athena

O sociólogo francês Michel Maffesoli, referência internacional nos estudos do cotidiano, da sociedade e da pós-modernidade, estará na Palas Athena no dia 22 de setembro para ministrar o seminário internacional “O Retorno do Sagrado”.

Neste seminário, Michel Maffesoli apresentará, de um lado os interesses da sociedade oficial (econômica e política) que se orienta pela ideia de progresso alinhada à devastação do ambiente natural e social e, de outro lado, a nova ordem simbólica que vem surgindo na sociedade real, que busca a sensibilidade, a criatividade e a poética humana. Para Maffesoli essa nova ordem simbólica sugere um ambiente sagrado do qual precisamos explorar os contornos.

Professor da Sorbonne e autor de diversos livros, tais como: Elogio à razão sensível; A violência autoritária; O tempo das tribos – o declínio do individualismo; e A contemplação do mundo; entre outros, Maffesoli é considerado um dos principais pensadores contemporâneos e acredita que o Brasil é um Laboratório da Pós-Modernidade. Sua obra tem como base temática o cotidiano e os movimentos e as tribos sociais contemporâneas.

Sobre o convidado
Michel Maffesoli é Professor de Sociologia na Universidade de Sorbonne, diretor do Centro de Estudos sobre o Atual e o Cotidiano (CEAQ), do Centro de Pesquisa sobre o Imaginário (CRI), em Paris, e mundialmente reconhecido por suas análises sobre a época contemporânea e a pós-modernidade. Construiu sua obra em torno da ligação social comunitária e a prevalência do imaginário nas sociedades pós-modernas. É secretário geral do Centre de Recherche sur L’imaginaire e membro do comitê científico de revistas internacionais, como Social Movement Studies e Sociologia Internationalis. Recebeu o Grand Prix des Sciences Humaines da Academia Francesa em 1992 por seu trabalho La transfiguration du politique, entre outros prêmios. É vice-presidente do Institut International de Sociologie e membro do Institut Universitaire de France – I.U.F.

O Retorno do Sagrado
Data: 22 de setembro, quinta-feira
Horário: das 13h às 17h
Local: Associação Palas Athena
Endereço: Alameda Lorena, 355 – Jardim Paulista, São Paulo (SP)
Inscrições: www.palasathena.org.br
Mais informações: (11) 3050-6188
Com tradução consecutiva. Vagas limitadas.

Algumas entrevistas de Michel Maffesoli
Brasil tem três chaves da pós-modernidade, diz sociólogo francês: http://goo.gl/rNw43A
\”O sistema educacional não funciona mais\”, diz Michel Maffesoli: http://goo.gl/RMRJEz